terça-feira, 5 de agosto de 2014

Informação/Alojamento

Incubação: 19 a 21 dias

Maturidade: 6 meses a 1 ano




Distinção entre os sexos:

Nesta espécie de agaporni é um pouco mais difícil fazer a distinção em comparação com os roseicollis, apesar de se dizer que não existe dimorfismo sexual, existem aves que é visível a diferença de tamanho, sendo que as aves maiores serão possíveis fêmeas. Nem sempre existe esta diferença de tamanhos entre sexos, pelo que se recorre coma alguma frequência à palpação dos ossos pélvicos da ave, onde poderão ser afastados e redondos ou juntos e bicudos no caso de ser fémea ou macho respetivamente.

Normalmente para sexar os diferentes casais utilizo alguns truques que podem ser uteis por observação:

·         Fêmeas são territoriais, são mais agressivas e mais barulhentas que os machos;

·         Fêmeas transportam palhas para o ninho;

·         Machos dão comida às fêmeas;

No caso de a dúvida persistir, a sexagem analise por ADN é 100% eficaz.

 Características sociais:

Estas aves podem ser criadas em casal ou em colonia, são aves muito territoriais mas existem casais que criam melhor em colonia apesar de poder existir alguns conflitos. Enquanto as fêmeas realizam a postura no ninho, poderão ser trocadas algumas caricias entre machos.

 Alojamento:

As gaiolas ideais por casal deverão ter as medidas 80 x 50 x 50 (C x L x H) com dois poleiros a diferentes níveis de altura e o ninho deverá encontrar-se fora da gaiola. Para voadeiras poderá utilizar-se gaiolas de 100 x 50 x 50 (C x L x H).

Alimentação:

Às minhas aves estou a dar mistura Versele-laga/PetCup e blocos de cálcio, durante o período de criação forneço também papa de ovo Whitte molen, esta alimentação poderá sempre ser completada com frutas e legumes (excepto durante a criação, as aves jovens não toleram bem frutas e legumes).




Criação:

Este tipo de ave tem bons resultados nas criações quando acompanhadas de uma boa alimentação, são aves muito dedicadas aos seus filhos.

Existem diferentes ninhos, os que estou a usar são de 25 x 17 x 17, alguns têm separação no meio para que os ovos sejam melhor acomodados. Deverá ser fornecida folha de palmeira ou caruma de pinheiro (ainda verde) para que elas consigam construir o seu ninho que são autênticas obras de arte.




Põem entre 3 a 7 ovos que a fêmea choca entre os 19 e 21 dias, as crias têm a plumagem completa ás 6 semanas sendo as crias alimentadas pelos pais mais umas 2 ou 3 semanas.

2 comentários: