sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mutações de personatas



A principal característica desta espécie Agapornis Personatus é o seu “barrete” preto.

Não apresentam dimorfismo sexual, as fémea são apenas ligeiramente maiores.

Quando filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, principalmente na cabeça, e marcas escuras no bico.



Mutações Recessivas:




 Aqua ou Face amarela, é uma mutação muito rara que apareceu recentemente na Europa, criada por um senhor Espanhol, obteve esta mutação por sorte apartir de um Azul com um Verde.




 DEC, mutação originada por uma redução de melanina na plumagem, deverá ser uma ave totalmente branca na linha azul, na linha verde será totalmente amarela com mascara laranja, ambas com olhos pretos. As diferença dos personatus para os fischeris no branco é nula, poderemos apenas diferenciar vendo os pais, no amarelo os personatas têm a mascara reduzida, ficando pela gola e o laranja em volta da boca poderá ser mais esbranquiçado também.






Lutino e Albino, aves morfologicamente idênticas às DEC mas de olhos vermelhos A diferença dos personatus para os fischer no albino é nula, poderemos apenas diferenciar vendo os pais, nos lutinos os personatas têm a mascara reduzida, ficando pela gola e o laranja em volta da boca poderá ser mais esbranquiçado também. 





Pastel e Pastelino -  É uma mutação que a cor perde intensidade, pode parecer uma cor “suja” nos de fator azuis. Os pastelinos são pasteis portadores de INO, onde normalmente são pasteis mais claros como mostra nas figuras em baixo. As mascaras deverão estar colocadas de igual forma e do mesmo tamanho dos ancestrais.





Azuis – a sua tipologia deverá ser igual aos verdes mas com uma mudança de cores, a cabeça continua a ser preta mas o colar deve ser branco LIMPO e o corpo azul.



Fallow – uma mutação muito rara e são aves normalmente com a cor menos viva, a tender para o pastel mas de olhos vermelhos

  



Mutações Dominantes:








Verde – É uma mutação representada pela cabeça preta, colar amarelo limpo e corpo verde, este verde poderá variar o seu fator escuro.

  


Violeta – Aves muito bonitas onde a principal característica é a sua cor do corpo cor violeta e o colar deve ser branco limpo. É uma mutação dominante incompleta.





Edged - Esta mutação aparece como dominante incompleto e com uma redução de melanina na plumagem. Esta mutação irá aparecer em aves de SF e DF, sendo que em SF é mais visível as marcas edged. Nem todas as aves SF(Simples fator) são marcadas de igual forma, os machos mostram as melhores marcas.
O centro das penas das asas será mais claro quase amarelo no caso dos verdes e quase branco no caso dos azuis provocando assim o efeito edged.




 Arlequim dominante, nestas aves podemos observar uma redução de melanina em algumas zonas do corpo o que resulta num visual malhado muito bonito. Podemos reparar também que as unhas das aves serão mais claras que uma ave normal. É normal que filhos de arlequins marquem um POUCO de vermelho a gola.




Outras:


Mottle ou Arlequim Progressivo – É uma mutação que ainda causa muitas duvidas, vários criadores já enviaram penas para estudo e ainda se está para perceber a origem desta mutação. A ave terá um padrão de arlequim mas salpicado, com o passar dos anos a aves ficará cada vez mais branco no fator azul e cada vez mais amarelo no fator verde sem que haja explicação para tal.

  

É uma ave que pretendo trabalhar estudar a mutação e dar-vos novidades sobre os resultados, isto porque sou um sortudo e tenho um fischer e um personata mottle.
Posso desde já dizer que em fischer os os filhos sairam-me sempre arlequins, sables e 1 halfsider.
  










Quadros  descritivos:




 





10 comentários:

  1. Bom dia, amigo queria felicitalo pelo topico que acho bastante bem conseguido e ja agora acha que consegue me dizer em que consiste a mutacao sablé?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, desde ja obrigado.
    A mutação sable nos fischer é quando a ave perde o escuro na nuca, em fator azul fica com a cabeça branca e em fator verde fica com a cabeça laranja. Pode-se tambem considerar um arlequim mal marcado.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia amigo,é verdade que a mutação Personata Alerquim é mais cara? Muito Obrigado pela ajuda!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia eu gostava de saber como se cria a mutação personata silver 1 factor azul e o personata violeta.

    ResponderEliminar
  5. Personata azul e Fisher amarelo com laranja,sai um Dec (branco de olho preto).

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um casal de personata e ele criaram 6 filhotes personatas e 2 aquas.

    ResponderEliminar
  7. O verde é dominante mas não é mutação. É a cor ancestral.

    ResponderEliminar
  8. Olá boa tarde, quero saber, tenho dois Fischers amarelo macho , e tenho duas personata ancestral fêmea, que crias pode sair desse cruzamento?

    ResponderEliminar
  9. Normal ira dar filhotes ferteis porem sem muito valor comercial

    ResponderEliminar
  10. Boa noite eu tenho um casal.azul mas nasceu filhotes diferentes e 2 de cabeça branca por favor aguem mim explica são pesonatas cabeça preta de cor azul cobalto

    ResponderEliminar