terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mutações de fischer


Mutações:

Mutações ligadas ao sexo - Sex Linked: 




Opalino - Apareceram os primeiros opalinos em Hong Kong, mais tarde, criadores Italianos obtiveram resultados que levaram a querer que a mutação seja SL. (sex linked)




Palido (pale) - a primeira mutação a aparecer ligada ao sexo.
 






Mutações Recessivas:




DEC ou Dark eyed clear, é originado por uma redução de melanina na plumagem poderão apresentar-se em fator azul(branco) ou em fator verde(amarelo). A foto mostra um DEC e um albino atras, podem ver as diferenças.

Arlequim recessivo, nestas aves a ausência de melanina é quase total. Será uma ave com muito amarelo com apenas uns salpicos de cor verde. Terão uma mascara mais reduzida também.




Azuis,a parte de trás da cabeça terá de ser cinza com a cor a ficar mais cinza claro na zona do pescoço, a mascara terá de ser branca e deverá ter o mesmo tamanho que a mascara verdes.


 
Pastel,provavelmente surgiu através dos personatas. A cor preta torna-se em cinzento e o verde torna-se num amarelo “sujo”, no caso dos azuis ficam branco "sujo" de azul. Em geral a cor do corpo torna-se mais pálida


Lutino, é um gene recessivo ino (NSL ino) originado nos agapornis lilianae e passado pelos personatus aos fischer, é uma ave completamente amarela e de olhos vermelhos e a mascara deve ter o tamanho normal. A nuca não deve ter um vermelho exagerado e as guias deverão ser o mais brancas possíveis. Em fator verde deverão ser amarelos e em fator azul deverão ser brancos (albinos), ambos com olhos vermelhos.

Pale Fallow, é uma mutação muito rara, resulta da redução de eumelanina preta para castanho claro. Pode-se apresentar noutro tipo de aves como caturras e periquitos. A ave será pastel mas com olhos vermelhos cereja.
A mutação fallow poderá apresentar-se em Dun Fallow onde a eumelanina preta é reduzida para cinzento acastanhado, Ashen Fallow onde a eumelanina preta é reduzida para cinzento claro, Bronze Fallow onde a eumelanina preta é reduzida para castanho.




Parblue Aqua ou Turquesa (Yellow Face), é uma mutação muito rara que apareceu nos USA, na foto apresentam-se três turquesa e um aqua à direita que apareceu na Europa. Os aqua, após a primeira muda torna-se um verde normal ou morrem nos primeiros dias de vida devido a fragilidade destas aves.
O Turquesa (yellow face/parblue/YF) uma mutação recessiva mas combinando aves YF com aves de fator azul, poderemos obter YF, isto porque a mutação funciona no locus azul, sendo que em verde só existe portadores (/turquesa).
Ao contrario do que muitos dizem devido aos resultados obtidos com aves em fator azul, esta mutação é recessiva porque existem portadores e se comporta como tal quando crizada com uma ave ancestral.
Esta mutação tem bastantes nomes:
  • Yellow Face - nome comercial.
  • Parblue - devido à ave ser parcialmente azul devido a  sofrer uma redução de psitacina que nos dá o efeito visual que já conhecemos. Quando maior for a redução mais azul será a ave.
  • Turquesa - nome real da mutação, nome da cor visual.




Mutações Dominantes:

Edged,esta mutação aparece como dominante incompleto e com uma redução de melanina na plumagem. Esta mutação irá aparecer em aves de SF e DF, sendo que em SF é mais visível as marcas edged. Nem todas as aves SF(Simples fator) são marcadas de igual forma, os machos mostram as melhores marcas.
O centro das penas das asas será mais claro quase amarelo no caso dos verdes e quase branco no caso dos azuis provocando assim o efeito edged.



Euwing,em 2004 existiram dados de uma possível nova mutação entre os agapornis fischeri. Uma ave verde nasceu com uma degradação de cor pela combinação de verde x lutino. A ave nasceu com as asas bem mais escuras que a cor do corpo, realçando umas costas em “V” mais claras em relação com as asas.

" Sable ", por muitos criadores é considerado um arlequim mal marcado. É uma ave com a cabeça desprovida de penas escuras, no fator azul terá a cabeça branca e no fator verde a cabeça laranja. (considero um arlequim mal marcado)


Arlequim dominante, nestas aves podemos observar uma redução de melanina em algumas zonas do corpo o que resulta num visual malhado muito bonito. Podemos reparar também que as unhas das aves serão mais claras que uma ave normal.


Slaty,estas aves apresentam uma cor diferente que pode ser descrita como azul aço. Provocada pela queratina, dá uma cor as aves mais esbranquiçada, e só existe esta mutação em fator azul.




Violeta, o fator violeta é herdado por dominante incompleto, e apresenta-se por fator simples(SF) ou duplo fator(DF), independentemente se a ave é azul, verde ou pastel. Um violeta Sf pode parecer-se um Cobalto. As aves violetas deverão ter todas as características das azuis à exceção da pena que deve ser violeta (roxa).









Mutações raras:




Mottle ou Arlequim Progressivo – É uma mutação que ainda causa muitas duvidas, vários criadores já enviaram penas para estudo e ainda se está para perceber a origem desta mutação. A ave terá um padrão de arlequim mas salpicado, com o passar dos anos a aves ficará cada vez mais branco no fator azul e cada vez mais amarelo no fator verde sem que haja explicação para tal.
  
É uma ave que pretendo trabalhar estudar a mutação e dar-vos novidades sobre os resultados, isto porque sou um sortudo e tenho um fischer e um personata mottle.
Posso desde já dizer que em fischer os os filhos sairam-me sempre arlequins, sables e 1 halfsider.




Mutação vermelha, é uma nova mutação e pouco há sobre ela, apenas se sabe que apresentam uma cor castanha e com um vermelho intenso, é uma mutação liagada ao pale fallow e a taxa de mortalidade é altíssima.







Euwing













Turquesa, Parblue, Yellow face






Halfsider



Cremino
Esta é a mutação mais recente, pelo que pesquisei poderá conseguir-se através desta fórmula:

Fischer Yellow Face x fischer albino. Todos os filhos sairão portadores de Ino, porém só alguns deles terão o gene cremino.

Fischer Yellow Face/Ino x fischer albino = sairão fischer yellow face, albino, e creamino. Isto, caso acertem na ave portadora do gene cremino e a percentagem da probabilidade de sair cremino será mais baixa do que sair albinos e azuis.

2 comentários:

  1. Qual cruzamento tenho que fazer para ter lutino? Grato!

    ResponderEliminar
  2. Muito Bacana, crio agapornis e é muito interessante esses misturas.

    ResponderEliminar